Na última quarta-feira, 30 de outubro, a BR MED recebeu a Dra. Livia Migowski, Médica, Ginecologista e Obstetra, para uma palestra especial sobre o Outubro Rosa. O evento, realizado no Lounge da sede, reuniu colaboradores que vestiram rosa em apoio à causa, destacando a união da empresa na luta contra o câncer de mama. A ação faz parte do compromisso da BR MED em propagar conhecimentos valiosos aos seus colaboradores, oferecendo um espaço de diálogo sobre um tema fundamental para a saúde das mulheres.
No início do mês de outubro, a BR MED realizou uma palestra sobre Ergonomia durante a sua primeira SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Clique aqui e saiba mais.
Sobre o Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa teve início nos Estados Unidos na década de 1990 e chegou ao Brasil em 2002, ganhando força com a realização de eventos, campanhas de mídia, palestras e ações em instituições públicas e privadas. O movimento, além de conscientizar sobre a importância do diagnóstico, promove apoio às mulheres que enfrentam o câncer de mama, que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil representando cerca de 29% dos novos casos diagnosticados no país.
Ainda segundo o INCA, o câncer de mama atinge cerca de 66 a cada 100 mil mulheres no Brasil e é a maior causa de mortalidade feminina no país. Só neste ano são estimados 73,6 mil novos casos por aqui. É por isso que a campanha do Outubro Rosa também tem como objetivo incentivar mulheres a realizarem o autoexame, um passo importante para perceber eventuais mudanças que possam indicar a necessidade de uma avaliação médica.
Conversando sobre o Câncer de Mama
Durante a palestra, a Dra. Livia Migowski abordou tópicos fundamentais, como os principais fatores de risco para o câncer de mama, incluindo predisposição genética, idade e estilo de vida. A professora de ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro falou sobre as dificuldades enfrentadas no Brasil na luta contra o câncer de mama.
“Um problema no Brasil é justamente o acesso à mamografia, e depois é o tempo que essa mulher, com esse diagnóstico, demora para ter acesso a um hospital, consiga ser operada e terminar o tratamento. Então a gente está engatinhando nesse processo”, alertou Livia, que também destacou a faixa etária mais frequente de mulheres que desenvolvem a doença.
“Apesar da gente ter a sensação de que o câncer de mama está acontecendo em mulheres cada vez mais jovens, a gente não consegue comprovar isso com as estatísticas. Continuamos tendo o maior percentual de mulheres com câncer de mama entre 50 e 69 anos, por isso que o Ministério da Saúde recomenda a mamografia a partir dos 50 anos, porque essa faixa etária é a que tem mais risco”, ressaltou.
Por fim, a especialista enalteceu a ação da BR MED em convidar um profissional para falar sobre o tema e promover entre os colaboradores o conhecimento de um assunto tão importante como o câncer de mama.
“A ideia do Outubro Rosa é exatamente isso que vocês (BR MED) estão fazendo aqui. É trazer um profissional para a empresa, para trabalhar essa conscientização de todo o time, de mulheres principalmente, para a gente conseguir vencer essa doença” , declarou Livia.
Um movimento que salva vidas
Ao final da palestra, a Dra. Livia Migowski abriu espaço para dúvidas dos participantes presentes, momento no qual todos puderam compartilhar experiências e fazer questionamentos sobre o tema. O Outubro Rosa nos lembra, a cada ano, que a informação pode salvar vidas. Através de campanhas e ações como esta que a sociedade avança na luta contra o câncer de mama, oferecendo apoio às mulheres que lutam contra a doença e incentivando a todas a terem autocuidado e conhecimento sobre o tema.