A Norma Regulamentadora Nº 1 (NR-1), que aborda o gerenciamento de riscos nas organizações, foi atualizada em 30 de julho deste ano trazendo uma exigência importante: a identificação e o gerenciamento dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho. A revisão foi decidida durante a reunião da Comissão Tripartite Paritária Permanente, composta por representantes do governo, sindicatos de trabalhadores e confederações de empregadores. A mudança promove um impacto significativo em prol de boas condições de trabalho nas empresas.
Contextualizando a Norma
A NR-1 pode ser considerada como peça chave das legislações que tratam da saúde e segurança do trabalho no Brasil. Ela estabelece as disposições gerais sobre o gerenciamento de riscos e define as diretrizes que as empresas devem seguir para garantir a integridade física e mental dos colaboradores de uma instituição. A norma serve como um guia para a implementação de programas de controle e prevenção, como o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), garantindo que os ambientes de trabalho sejam seguros e saudáveis.
A importância da saúde mental ser abordada na NR-1
Com o aumento dos casos de afastamentos por transtornos mentais e comportamentais, como ansiedade, depressão e burnout, o governo brasileiro percebeu a necessidade de dar mais atenção à saúde mental no ambiente de trabalho. Estudos mostram que os riscos psicossociais, como o assédio moral, a sobrecarga de trabalho e a má gestão têm um impacto significativo na saúde dos trabalhadores. Sendo assim, a atualização da NR-1 responde a uma necessidade de minimizar riscos, integrando de forma obrigatória o mapeamento e gerenciamento de riscos psicossociais no ambiente corporativo.
As mudanças impostas na NR-1 serão obrigatórias a partir de maio de 2025, com as empresas incluindo a saúde mental no Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), mapeando e monitorando os riscos psicossociais que possam afetar os colaboradores. Isso implica em mudanças na cultura organizacional e na implementação de programas de saúde mental, que passarão a ser auditados e fiscalizados de acordo com a Norma Regulamentadora.
Além disso, a criação de um ambiente de trabalho mais saudável não só atende a uma exigência legal, mas também carrega leveza na execução de tarefas, reduz o absenteísmo e aumenta a produtividade. O custo de implementação dessas novas práticas pode parecer elevado, mas a longo prazo, contribui para retenção de talentos e para uma equipe mais motivada e engajada.
Conectando a NR-1 com a Lei 14.831/24
Em paralelo à revisão da NR-1, a Lei 14.831/24 – que criou o Certificado de Empresa Promotora de Saúde Mental, já estava em discussão. A lei reconhece as empresas que implementam políticas eficazes de promoção da saúde mental, aprovada pelo Senado em 28 de fevereiro e publicada em 28 de março. Ela oferece um certificado com validade de dois anos para empresas que adotarem boas práticas nesse campo. Entre as suas principais diretrizes, podemos destacar:
- Implementação de programas de promoção da saúde mental no ambiente de trabalho;
- Oferta de acesso a recursos de apoio psicológico e psiquiátrico para seus trabalhadores;
- Promoção da conscientização sobre a importância da saúde mental por meio da realização de campanhas e treinamentos.
Todos os pontos citados são desenvolvidos pela BR MED, que seguindo o propósito de levar a melhor experiência em serviços de saúde para as empresas do Brasil, também criou um Programa de Saúde Mental que pode ser adaptado para a realidade de cada empresa.
Programa de Saúde Mental da BR MED
Como empresa líder no segmento, nós da BR MED buscamos disponibilizar os melhores serviços para encantar empresas e colaboradores. Nosso Programa de Saúde Mental é personalizado para a necessidade de cada cliente, integrando exames ocupacionais com um screening de saúde mental no mesmo momento e local. O programa conta com o suporte de um corpo clínico e técnico altamente qualificado, reconhecido por grandes companhias. Essa abordagem coordenada visa diminuir os riscos de acidentes e prejuízos financeiros relacionados ao adoecimento mental, especialmente em setores como o Offshore.
A BR MED também disponibiliza um e-book gratuito que capacita profissionais de RH e médicos do trabalho com estratégias práticas para criar ambientes corporativos saudáveis e resilientes. Clique aqui e saiba mais.
Um olhar para o futuro
Com essas ações, a BR MED não só atende às novas exigências da NR-1, mas também demonstra seu compromisso com a Saúde Ocupacional, unindo suas práticas com os valores que sempre marcaram nossa trajetória. Essa mudança na Norma Regulamentadora Nº 1 é um reflexo de um mundo corporativo que entende a importância da saúde mental como uma engrenagem fundamental de cada organização. As empresas que adotarem essas práticas não estarão apenas cumprindo a lei, mas promovendo uma verdadeira transformação no ambiente de trabalho.